Cuidados especiais recomendados na utilização de cabos Resistente à Rotação

 

 

1- Deve-se seguir as instruções gerais de manuseio dos cabos, evitando-se que, tanto ao ser desenrolado da bobina como na sua instalação da máquina, sofra distorções ou nó que possam inutilizá-lo.

 

2- Estes cabos são muito sensíveis a variações bruscas de cargas e exigem um manejo muito suave. Em geral junto ao gancho deve haver um peso para manter o cabo sempre sob tensão.

 

3- Deve-se evitar que os cabos Resistentes à Rotação sofram rotações durante o serviço. Por este motivo é recomendável o uso de ganchos giratórios.

 

4- Nas fixações (ancoragens) é indispensável que todas as pernas do cabo fiquem bem presas, inclusive as internas. Para tanto, deve-se evitar a fixação por meio de grampo ou outras peças que atuem a pressão, recomendando-se o uso de soquetes cônicos.

 

5- Estes cabos devem ser enrolados em tambores com canais, e esses tambores devem ter dimensões suficientes para evitar a superposição de diversas camadas.

 

6- O diâmetro recomendado de polias e tambores para o uso dos cabos Resistentes à Rotação 19 x 7 é de 51 vezes o diâmetro do cabo e no mínimo 34 vezes o diâmetro do mesmo. Para os cabos 34 x 7 é de 39 vezes o diâmetro do cabo e no mínimo 26 vezes o diâmetro do mesmo.

 

7- Os cabos Resistentes à Rotação são utilizados em equipamentos onde existe apenas 1 ramo de cabo para elevação de cargas, ou ainda quando a altura de elevação das cargas é muito alta e existem 2 ramos de cabo muito juntos, com possibilidade de se enrolarem em uso.

 

8- Cabos de aço “Resistente à Rotação” devem ter um fator de segurança maior ou igual a 5.

 

9- Cabos de aço “Resistente à Rotação” não podem ser usados no sistema de elevação da lança.

 

10- Cabos de aço “Resistente à Rotação” devem ser instalados com cuidados especiais, devido à grande facilidade com que tipo cabo pode sofrer deformações.

 

Nota: Em virtude dos cuidados especiais que são requeridos na instalação, manuseio e operação dos cabos Resistentes à Rotação ( 19 x 7 e 35 x 7 ), é recomendado limitar seu emprego apenas aos casos indispensáveis.

Movimenta

Movimenta

         Cargas Industriais Ltda