Olhal no Laço - Definição

Definições

 

Olhal

 

Extremidade de laço de cabo de aço formada com uma volta do próprio cabo em forma de alça.

 

Olhal trançado flamengo ( Tipo 1 )

 

Olhal cujo o trançado é feito abrindo-se a ponta do cabo em duas metades, separando-se as pernas, três a três, e curvando-se uma metade para formar um olhal, entrelaçando-se a outra metade, em seguida, no espaço vazio da primeira, fixado com presilha de aço.

Olhal trançado manualmente - sem presilha ( Tipo 3 )

 

Olhal cujo o trançado é feito formando-se uma alça e fazendo-se com que as pernas da extremidade morta sejam trançadas com próprio cabo, pelo menos, cinco passos.

 

Importante: Lembramos que este trançado tem acabamento rústico, isto é, os arames da extremidade morta ficam expostos, para evitar acidentes é indispensável a utilização de luvas pelo o usuário

Condições para utilização

 

· Olhal Tipo 1

 

Este tipo de olhal é o mais seguro, uma vez que parte da resistência do olhal é dada pelo trançado e não dependendo exclusivamente da presilha.

 

· 
Olhal Tipo 3

 

Possui resistência mais baixa que o olhal tipo 1 e não devem ser utilizados em situações em que o laço possa sofrer rotações ou carga cíclicas.

 

 Controle da qualidade

 

A operação de trançamento manual deve ser feita apenas por pessoal qualificado. O fornecedor deve ser responsável em assegurar que os seus trançadores sejam treinados e qualificados.

 

Os tubos das presilhas devem ser inspecionados pelos fabricantes de laços, para assegurar que está livre de falhas ou defeitos. Os fabricantes dos tubos devem fornecer um certificado a cada lote.

 

As presilhas também devem ser inspecionadas pelos fabricantes de laços desde o corte do tubo até a sua aplicação final, para assegurar que estejam livres de falhas ou defeitos.

 

 Fabricação

 

Os cabos devem ser cortados de tal maneira que os arames das extremidades não sejam endurecidos nem soldados entre si.

 

No caso de laço tipo 1, as presilhas devem ter formato cilíndrico e acabamento cônico na extremidade oposta ao olhal.

 

Extremidades com trançado flamengo, com presilha de aço ( Tipo 1 )

 

As presilhas de aço para uso em trançado flamengo devem ser feitas a partir de tubos sem costura.

 

 

As presilhas não devem ter nenhum defeito que possa prejudicar seu desempenho. Após a prensagem, a presilha deve estar livre de trincas.

Presilha de Aço

Nossas presilhas são pintadas na cor Grená, para melhor identificação dos laços São José.

· As extremidades mortas das pernas devem ser longas e suficientes para permitir que a presilha seja colocada sobre ela, abrangendo todo o comprimento de sua parte cilíndrica.

 

· A carga de ruptura da extremidade com trançado flamengo, com presilha de aço, deve ser de, pelo menos, 90% da carga de ruptura do cabo de aço respectivo.