Soquete Cunha - Instalação

Um dos recursos mais utilizados em cabos de aço é a montagem de soquetes tipo cunha na ponta de tração. Este tipo de soquete pode ser facilmente montado e rapidamente retirado, mas é preciso ter cuidado na instalação, para não cometer alguns erros que podem prejudicar a vida útil do conjunto e ameaçar a segurança da operação. Nunca faça o acabamento fixando a ponta morta do cabo ao cabo vivo! Também não se deve deixar a ponta morta solta, sem travamento.

O travamento ideal da ponta morta deve ser realizado prendendo a mesma a um pequeno pedaço de cabo de aço com a ajuda de um grampo (veja a figura). Não é recomendável soldar a ponta morta do cabo de aço.

Ao montar o soquete, cheque se este e o pino estão bem dimensionados para o cabo de aço ao qual serão presos. Use um martelo de madeira ou borracha para assentar o melhor possível o cabo dentro do soquete, antes de suspender a primeira carga. E lembre-se: a extensão da ponta morta deve ter seis vezes o diâmetro do cabo e nunca menos que 15 cm.

Inspecione regularmente o soquete, a cunha e o pino, verificando se as partes estão em bom estado. Nunca use partes que apresentem rachaduras ou trincas e nunca tente repará-las com solda. Montagens permanentes devem ser checadas pelo menos uma vez por ano, e em intervalos menores se o cabo estiver operando sob condições severas de uso.